Princípio de Goldilocks

Deparei-me há pouco tempo com o denominado “Princípio de Goldilocks”. Ouvi a estória na minha infância mas uma das lições passou-me ao lado até este momento.

O meu interesse acentuou-se depois de encontrar um artigo, já com 4 anos é certo, mas que se mantém atual, na aplicação do princípio ao e-learning.

Photo by Averie Woodard @unsplash

Pode ser extraída uma moral rápida, sobre como a nossa ação impacta os outros, ou se preferirem, ter empatia. Goldilocks entrou, sem ser convidada, numa casa que não era sua e andou pela casa a estragar mobiliário e a comer alimentação dos seus habitantes. Mas existe um outro significado, talvez mais abstracto, que tem que ver com a busca do ideal. E, em diversos ramos, da estatística à comunicação, a tendência tem sido para escolher o meio-termo.

Pensa numa refeição, com 3 opções: uma quente, uma morna e uma fria. De todas, provavelmente irás escolher o meio-termo.

Em comunicação, e no ensino em particular, o formador almeja que os formandos atinjam um patamar que lhes permita implementar o que aprenderam. Para tal, a formação não deve demasiado complexa e densa, nem aflorar superficialmente os conceitos, de modo a favorecer a sua melhor replicabilidade possível.

A informação deve ser transmitida na medida “certa”, a tal linha invisível entre os dois extremos “quente/frio”, que mencionei. Se tal é possível de aferir facilmente de modo matemático, em formação, a resposta apenas pode ser obtida através de tentativa e erro, que é como quem diz, aprimorar, pedir ao público-alvo para avaliar a oferta formativa e depois repetir de novo o processo. Concordas?

#do #reset #repeat

Gostaste do que leste? Paga-me um café 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s