Guia para Editores Navegarem a Pandemia

Não é segredo que a pandemia impactou todos os setores produtivos da sociedade. Do trabalhador de primeira linha ao gestor de topo, todos, sem excepção adaptaram novos comportamentos em função do que é esperado deles seja enquanto trabalhadores ou enquanto promotores da saúde pública.

Um aspecto que me tem suscitado interesse particular é o teletrabalho e o comportamento online das pessoas, nomeadamente, no acesso à informação.

Numa das minhas pesquisas diárias encontrei este guia da Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade de Oregon que contou com o apoio do SOVRN, que funciona como uma verdadeira bíblia para os meios de comunicação social. São 83 páginas de informação mas o conteúdo vale bem a quantidade. Além de que se lê numa assentada.

Surviving online

Entre os conteúdos abordados temos tópicos tão interessantes como o impacto da COVID-19’s nos órgãos de comunicação social, com dados que remontam a julho de 2020, alimentado por questionários realizados a respondentes entre os 16 e os 64 anos por todo o globo; o que a Covid-19 significa para as estratégias de subscrição e – não sejamos ingénuos -, um coronavírus pode ser facilmente ser substituído por outro; o advento de diferentes fontes de receita dos media como o comércio online, subscrições pagas ou donativos e como os editores estão a gerar envolvimento e a desenvolver estratégias para fidelizar os leitores.

Foi esse último ponto que acolheu maior atenção da minha parte. Algumas das estratégias podem parecer óbvias mas a sua implementação nem sempre é rápida o suficiente ou a concretização bem sucedida. Qual é o tema do momento? As pessoas têm sede de conhecimento sobre o quê? Uma aposta bem sucedida é a criação de novos conteúdos relacionados com a Covid-19, como uma e-news ou um podcast – briefings diários sobre o coronavírus – e por favor, não lhe chamem novo que a doença já remonta a 2019 – ou podcast com especialistas convidados, por exemplo epidemiologistas podem integrar a nova estratégia. Eventos digitais? Realizar uma série de webinars tendo por tema-chapéu a Covid-19 demonstram que existe toda uma infinidade de subtemáticas por explorar – da infodemia, aos Planos de Vacinação, ao impacto nas listas de espera, impactos saúde mental, transformação digital, revolução nas economias nacionais – é só escolher o foco. O que também pode ser um exercício interessante mas que permitirá aos meios capitalizar as novas atenções é baixar as paywalls, ao mesmo tempo que oferecem novos conteúdos premium. É contraproducente manter uma paywall quando todos falam e todos oferecem algum tipo de insight sobre a pandemia.

No entanto, o valor acrescentado que cada ocs pode trazer para a discussão pode e deve ser rentabilizado – recorda-te que o investimento em publicidade baixou significativamente e os media têm de sobreviver.

A comunicação (sobre)vive de contexto e, haverá um momento em que a pandemia provocada por Covid-19 irá passar. O que este momento veio provar, se tal fosse necessário, é como os meios de comunicação são profundamente adaptáveis. A queda nas receitas de publicidade que inicialmente vaticinavam a morte dos meios – e alguns não terão resistido, pois claro -, não passam afinal de mais um meio de geração de receita. Terão deixado, em muitos casos, de ser a fonte principal de financiamento dos media e, passando esta pandemia talvez retornem à posição dominante, no entanto, este foi um momento de aprendizagem e, em alguns meios, aprendeu-se a diversificar e racionalizar as fontes de receita, o que exige uma boa dose de quick thinking, consulta do mercado e acção!

Os meios que agiram e sobreviveram, acredito que irão resistir a uma nova pandemia, porque souberam observar e agir no tempo certo mas, com a rápida mutação das paisagens no audiovisual e multimédia estou certa, também, de que as receitas então adoptadas já serão diferentes.

#whatcomesnext #thinkcreatact #beyondcovid

Gostaste do que leste? Paga-me um café 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s