A Força da Personalidade

Quando se é um Estratega Digital, Marketeer, Relações Públicas ou até, a súmula dos três, com todas as funções intermédias associadas e, isso podem ser muitos títulos, a projeção do “Eu” é essencial para a captação de clientes.

Vejamos as redes sociais: o que distingue uma página pessoal do Linkedin de outra qualquer? Por vezes, muito pouco. Uma fórmula a que, pessoalmente recorro, é colocar-me no papel do cliente: interessa-me um currículo mais descritivo da dezena de cargos e estágios desempenhados, certificações e afins? Um currículo mais sintético mas sólido e uma carta de apresentação cativante?

Assumindo o desafio de criar um currículo mais sintético, um problema com que os inspiradores profissionais se podem deparar, inicia-se nos aspectos de personalidade que os distinguem e os elevam sobre os remanescentes.

Felizmente, há uma solução fácil para esta questão, no gigante e maravilhoso mundo da internet. Há inúmeros websites com ferramentas de auto-avaliação grátis que permitem reunir os traços de personalidade de um indivíduo e elenca-os de modo a saber como potenciar os pontos fortes. O VIA Institute on Character é um desses websites, que apresenta um breve descritivo de cada um dos traços identificados e apresenta conteúdos pagos que permitem aprofundar os resultados, incluindo, dicas sobre como utilizar as forças identificadas para atingir um estado de equilíbrio pessoal e profissional.

Provavelmente será melhor a um candidato apresentar ao mundo um perfil mais realista, do que prosseguir numa enumeração de adjetivos que podem não ter grande significância além *currículos perfumados.

Em suma, um ponto de partida para criar um currículo virtual profissional pode passar pelo valor da introspeção, ao enfatizar os aspetos de personalidade que tornam aquele candidato superior a um candidato com uma proposta académica e experiências equivalentes.

#characterstrenghts #WhoAmI

*Currículo Perfumado: Currículo que “vende” uma imagem falsa, demasiado boa para ser verdade, sem conexão com o perfil da pessoa que o apresenta.

Gostaste do que leste? Paga-me um café 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s