E se o medo na estrada desse um filme de terror?

Campanha retrata receios na estrada como posters de cinema de terror

A Volkswagen, ainda nos calcanhares de um dos maiores desastres de RP da sua história, que a condenaram recentemente a uma multa milionária, apostou numa campanha multimedia pouco convencional, incluindo a criação de posters de falsos filmes de terror, para promover o lançamento do modelo Tiguan na Austrália.

Os posters criados pela DDB Sidney, retratam alguns dos receios mais comuns dos respondentes a um questionário, sobre as ocorrências rodoviárias que lhes induzem maior temor, incluindo a presença de pedestres na via, estacionamento paralelo ou a circulação em rotundas.

De acordo com o estudo, aproximadamente 79% dos condutores manifesta ansiedade de algum tipo, sendo que 59% apresenta o estacionamento paralelo como o maior desafio.

Assim, a viatura da Volkswagen apresenta-se com uma tecnologia inteligente que apoia o condutor, capaz de prevenir as situações de maior ansiedade.

As ilustrações ficaram a cargo do canadiano Matt Ryan Tobin (@mattryantobin, no Twitter), muito conhecido nas lides dos posters de cinema alternativos, pelo seu estilo inspirado na cultura pop dos anos 80 e 90 e jogo de perspectivas, pontuado por néons.

Na qualidade de apreciadora de arte e, do cinema em particular, o trabalho resultante é, nada menos que fenomenal. Tobin emula na perfeição os posters dos filmes slasher dos anos 80.

A comunicação apela diretamente à emoção “ansiedade”, ao invés de uma abordagem contrária, que induza ao relaxamento, através de uma mensagem mais informativa, das funcionalidades do carro. Esta seria uma abordagem segura mas sem um rasgo de inovação.

A DDB assenta a sua estratégia num continuum de ideias: ansiedade = terror, e reimagina o stress da condução como cenários fictícios de filmes do subgénero slasher, em que as funcionalidades do Tiguan se apresentam como a solução. Achas que a campanha funcionou?

Ficha Técnica:

Agency: DDB Sydney
CCO: Ben Welsh
ECD: Matt Chandler
Creative Directors: Tommy Cehak, Tim Woolford
Creatives: Tom Lawrence, Sam Raftl
Production Company: Revolver
Director: Bruce Hunt
Posters illustrator: Matt Ryan Tobin

#técnicasdecriatividade #associaçãodeideias #withgreatskillscomesgreatads

Gostaste do que leste? Paga-me um café 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s